Ginástica para os pés



Ajude a fortalecer e aumentar a flexibilidade de seus pés cansados com estes nove exercícios. Antes da prática de atividade física ou em caso de desconfortos, consulte um profissional habilitado.


1. Comece ficando de pé e equilibrando seu peso.
Transfira o peso do corpo sobre os calcanhares, em seguida, enrole os dedos dos pés para baixo.
Volte à posição inicial e repita o movimento 10 vezes.
Este exercício é bom para o fortalecimento geral, mas também para aliviar cãibras nos dedos ou na sola. 

2. Coloque seu pé sobre uma toalha no chão, puxe a toalha prendendo-a com os dedos do pé. Repita 5 vezes e mude o pé. Se você quiser aumentar o esforço coloque um livro ou outro objeto similar na toalha. 

3. Sente-se em uma cadeira ou banquinho e use a sola de seus pés para esfregar a canela da perna oposta, comece do joelho e desça em direção ao tornozelo e vice versa. Repita este movimento 20 vezes. Ele ajuda a aliviar a tensão da tíbia e aumenta a flexibilidade do pé fazendo massagem. 

4. Role uma bola sobre a planta do pé por dois minutos. Esta ação massageia a parte de baixo do pé e pode aliviar o desconforto causado por cãibras, dor na panturrilha ou tensão no arco. 

5. Deite no chão e apoie uma perna no travesseiro na altura de sua panturrilha. Gire o pé 10 vezes no sentido horário e depois anti-horário. Repita estes movimentos com o outro pé. 

6. Na mesma posição do exercício 5, imagine que seu dedão é uma caneta e “escreva” os números de 1 a 10. Tente com os dois pés. 

7. Da mesma posição do exercício 5, mantenha seu pé em uma posição vertical (dedos para cima, calcanhar para baixo). Flexione o tornozelo em direção a si mesmo, em seguida, repita os movimentos na direção oposta. Repita 10 vezes. 

8. Coloque 10 objetos pequenos e não afiados (bolas de gude são perfeitas, também podem ser usadas moedas) no chão. Pegue cada objeto com seus dedos e coloque em um recipiente. Para ter certeza que você esta usando todos os dedos faça este exercício com um lápis. 

9. Termine os exercícios se levantando e se alongando nas pontas de seus dedos (com seus pés juntos). Repita 10 vezes.