Dicas de tratamentos para os pés

 

Quando não nos preocupamos ou não damos importância a alguns cuidados com o corpo, cedo ou tarde, os problemas aparecem. E com os pés não é diferente, aliás, como ficam mais escondidos, é natural que voltemos menos atenção a eles e então as complicações se instalam.

Confira os principais problemas que podem surgir na região, como evitá-los e quais as indicações de tratamentos para os pés.

 

Problemas que podem surgir nos pés

Pés ressecados

Os pés não possuem glândulas sebáceas, por isso ressecam com mais facilidade se comparados a outras regiões do nosso corpo. Para prevenir e combater esse ressecamento dos pés é necessário hidratá-los diariamente com um hidratante específico, além de fazer a esfoliação pelo menos uma vez por semana para retirar aquela pele áspera do calcanhar. E não precisa se preocupar, pois o aparelho que faz a esfoliação age de forma suave, sem agredir os pés.

Pés com rachadura

Às vezes, os pés ressecados que não foram bem cuidados poderão passar para um estágio mais elevado do problema: as rachaduras. Quando elas ainda estão no começo, uma alternativa é a utilização de cremes para os pés, que poderá devolver a maciez para a região. 

De qualquer modo, para cuidar da rachadura dos pés, é importante procurar um dermatologista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento. 

Saiba o que causa a rachadura nos pés

Pés diabéticos

Quem tem diabetes perde ou tem a sensibilidade diminuída nos pés deve redobrar a atenção com a região e fazer diariamente um auto-exame nos pés, conforme orientação médica.

Cuidados extras para manter os pés saudáveis

  • Evite banhos muito quentes, pois a água em temperatura elevada piora o ressecamento da pele. 

  • Após sair do banho, piscina ou água do mar, seque bem os pés, principalmente entre os dedos para evitar o acúmulo de umidade, que pode causar micoses. 

  • Não ande com os pés descalços, pois esse hábito causa um atrito severo na região. Para se proteger do trauma causado a pele começa a engrossar naturalmente. 

  • Faça uma hidratação diária dos pés e deixe de lado a ideia de que, só porque eles ficam escondidos, não merecem atenção. Hidratar os pés todos os dias não levará nem 5 minutinhos. 

  • Potencialize a hidratação do creme para os pés colocando uma meia de algodão assim que passar o creme. No outro dia, seus pés estarão mais lisinhos.