Como sua dieta pode influenciar na pele áspera dos pés

Todos nós sabemos que ter uma boa (ou má) alimentação pode ter um impacto na nossa saúde. Mas o que muitas pessoas podem não se dar conta é que a sua dieta tem também um impacto na aparência dos pés. Neste artigo, você encontrará algumas dicas na dieta que podem te ajudar a manter os pés mais macios e uma vida mais saudável.

 

Vitamina A

Incluir em sua dieta a quantidade necessária de vitamina A é muito importante para a saúde da sua pele, pois isso contribui para o crescimento e reparação de suas células. A deficiência de vitamina A pode deixar a pele ressecada e áspera.

Como eu posso ingerir mais vitamina A?

  • A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como cenoura, gema de ovo, ervilha, couve, espinafre, abóbora e beterraba.

 

Cálcio e vitamina D

Grande parte de seu pé é composto por ossos. Assim, ter a quantidade necessária de cálcio e vitamina D incluída na sua dieta é essencial para manter os seus ossos saudáveis. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio. Se você não ingere a quantidade suficiente de cálcio e vitamina D, você tem uma maior chance de desenvolver doenças ósseas como a osteoporose ao longo da sua vida. A osteoporose pode causar sérias lesões, por isso, é importante que você mantenha sempre os seus ossos fortes. Outra possível questão no caso de que você não consuma a quantidade necessária de cálcio, é que você pode sentir os músculos de seus pés fracos e ter cãibras.

Além de fazer bem para os seus ossos, o cálcio e a vitamina D podem te ajudar também a manter a sua pele saudável. O cálcio, na epiderme (a camada exterior da pele), ajuda o corpo a determinar o quão rápido ele produz novas células para recompor a pele, e quão rápido ele elimina as células da pele que já estão velhas. A pele frágil, fina, ressecada e áspera pode aparecer nos seus pés caso você não tenha a quantidade necessária desse mineral armazenado na epiderme. A pele pode ter esse aspecto pela falta de cálcio no corpo, para estimular o crescimento de novas células ou para liberar as células mortas da pele.

Como eu posso ingerir mais cálcio e vitamina D?

  • O cálcio pode ser encontrado em comidas como leite, queijo e iogurte. Normalmente o iogurte possui uma grande quantidade de cálcio e vitamina D. O cálcio pode ser encontrado também em vegetais como brócolis e couve, em sardinha e salmão. No rótulo de cada produto você poderá encontrar os valores de cálcio.
  • A vitamina D pode ser encontrada em peixes, como salmão, atum e sardinhas. Além de comidas que contenham gemas de ovos e bife de fígado (mesmo que em pequenas quantidades).

 

Ômega 3

Um dos maiores problemas relacionados à nutrição que pode afetar os seus pés é a inflamação. Isso pode causar Fascite plantar no seu pé (uma inflamação na sola do pé), que pode ser muito doloroso se não é tratado. Muitas comidas podem contribuir para a inflamação, como a gordura saturada nas carnes vermelhas

Como eu posso obter mais Ômega 3?

  • Peixes, principalmente o salmão, são excelentes fontes de Ômega 3. Apesar de que a dieta da maioria das pessoas inclui muito mais Ômega 6 do que Ômega 3, uma dieta rica em peixes pode ajudar a resolver este desequilíbrio. Recomenda-se comer peixe rico em Ômega 3 de duas a três vezes na semana.
  • Algumas fontes de origem vegetal também podem conter Ômega 3, como as nozes e avelã.
  • O Ômega 3 pode ajudar a evitar que ocorra inflamações. Consumir Ômega 3 pode também reduzir o risco de doença arterial periférica e diabetes. Estas condições podem ser muito prejudiciais porque as artérias que levam o sangue para as extremidades baixas de seu corpo podem ser danificadas, limitando assim a circulação do sangue nos seus pés.

 

Outro problema que pode afetar os seus pés é a obesidade. Para simplificar, quanto mais pesado, mais força os seus pés têm de suportar. Exercícios regulares aliados a uma dieta balanceada pode te ajudar a manter um peso saudável e reduzir o risco de desenvolver estes problemas.