Alívio para pernas cansadas

 

Cansaço e pernas pesadas ao final do dia podem ser o resultado do excesso de tempo sentado ou longos períodos de pé. Descubra como evitar este cansaço e como o cuidado com os pés ajuda a melhorar a circulação e saúde deles. Em caso de desconfortos persistentes e/ou recorrentes consulte um profissional habilitado.

Porque ficamos com as pernas pesadas e cansadas?

A sensação de se ter as pernas pesadas e doloridas é algumas vezes atribuída ao sedentarismo e à uma rotina com poucos movimentos. A falta de movimentos e um aumento de peso podem causar a estagnação do sangue nos membros. É por isso que ficar sentado por longos períodos sem nenhuma atividade muscular pode deixar a circulação nas pernas mais lenta. Especialmente nas áreas dos pés e tornozelos.

O que acontece com nossas veias?

As veias trabalham para retornar o sangue para o coração. É por isso que existem válvulas que possibilitam o fluxo do sangue para cima, mas previnem o fluxo para baixo. Se estas válvulas não funcionam corretamente, isto pode causar inchaço e cansaço nas pernas. Em caso de desconfortos persistentes e/ou recorrentes consulte um profissional habilitado.

Como eu posso obter alívio para pernas cansadas?

Evitando qualquer coisa que interfira com o retorno do fluxo sanguíneo, como ficar sentando por muito tempo e usar roupas muito apertadas, tomar banho muito quente. Caminhar, nadar e a prática do ciclismo são atividades recomendadas para melhorar a circulação sanguínea. A noite é melhor dormir com as pernas levemente levantadas e estendê-las o máximo possível.